• facebook
  • flickr
  • twitter
  • HISTÓRIA DA MODA – INSPIRAÇÃO POP ARTE

    História da Moda, Modelagem, Pesquisa de Moda, Tendencias e Inspiração

    16/12/2013

    O Pop sempre foi e é um movimento que inspira a todos os grandes estilistas

    Op Art X Pop Art

    A estilista inglesa Vivienne Westwood, se inspira em estudos da história da arte antiga para começar seu processo de criação. Como disse em entrevista coletiva, a estilista gosta de ver imagens do cenário artístico como a arte japonesa e a romana, que são suas prediletas, para elaborar o conceito das suas coleções. Do ponto de vista mais prático, é sempre bom ter um quadro de referências de arte, imagens passadas, atuais e até de coisas cotidianas, para que você possa elaborar um ponto inicial para a sua coleção.O estilista Marc Jacobs, em seu documentário Marc Jacobs & Louis Vuitton, dirigido por Loic Prigent, pesquisa os materiais que vão ser usados na próxima coleção em visitas que faz a ateliês de artistas plásticos e mantém em seu escritório um enorme quadro visual de fotos e imagens para seguir o caminho do tema da sua coleção. O passado sempre foi um bom amigo da criação e usado também por outras vertentes criativas.

    OS ANOS POP – A maioria das influências para este verão vem da arte Pop. A arte Pop surgiu nos Estados Unidos nos anos 1960 como expressão artística de enorme repercussão internacional, deslocando o eixo da cultura moderna de Paris para Nova York.

    A proposta deste movimento era registrar com ironia a visão do dia-a-dia das cidades americanas e da sociedade de consumo, tentando romper as barreiras entre a arte e a vida comum, como o retrato de uma geração que aceitava o processo de produção em massa. Esse movimento artístico não convencional, liderado por Victor Vasarely e Bridget Riley tornou-se popular na América e na Europa na década de 60. Os elementos iconográficos constituintes da Pop Art provinham essencialmente da televisão, da fotografia, da banda desenhada, do cinema e da Publicidade.

    OP ART (Optical art)  - Outra manifestação de arte que influencia a moda da estação é o Op Art. Movimento artístico que surgiu nos anos 1920. Os círculos, espirais e quadrados são dispostos de forma a criar ilusão de ótica nos contrastes das cores preta e branca. Foi Victor Vasarely na exposição Le Mouvement, em 1955, em Paris, quem deu reputação de arte a essa manifestação gráfica.

    As estampas óticas entraram na moda como padronagem dos tecidos nos anos 1960, quando o confeccionista americano Larry Aldrich encomendou ao desenhista têxtil Julian Tomchin uma coleção de estamparia inspirada nas pinturas Op da inglesa Bridget Riley. Pierre Cardin mostra uma coleção conceitual com looks inspirado no Op Art, na última semana de moda em Paris. Paulo Fernando-Comunidade Moda –  Montagens Paulo Fernando

    moda-pop

    a moda pop ou pop arte

    a moda pop ou pop arte

    a moda pop ou pop arte

    a moda pop ou pop arte

    a moda pop ou pop arte

     

    Artigos Relacionados:

    Capital Fashion - Talentos do Brasil
    Os tubarões de Ruthie Davis
    Hermès | Campanha Verão 2013/2014
    ComunidadeModa 2013 - Todos os direitos reservados