• facebook
  • flickr
  • twitter
  • MODA – ANOS 20 – HISTÓRIA DA MODA

    Sem categoria

    13/02/2008

    A partir de hoje, vou começar a postar um pouco da história da moda mundial com referências e fotos com releituras atualizadíssimas dos últimos desfiles de Inverno e verão 2008/2009, principalmente da semana de Moda de Nova Iorque. Minha pesquisa de texto, se baseia no Almanaque da Folha (setor de pesquisa do Jornal Folha de São Paulo).

    ANOS 20

    A Era do Jazz

    Uma década de prosperidade e liberdade, animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das melindrosas – mulheres modernas da época, que freqüentavam os salões e traduziam em seu comportamento e modo de vestir o espírito da também chamada Era do Jazz.A sociedade dos anos 20, além da ópera ou do teatro, também freqüentava os cinematógrafos, que exibiam os filmes de Hollywood e seus astros, como Rodolfo Valentino e Douglas Fairbanks.

    As mulheres copiavam as roupas e os trejeitos das atrizes famosas, como Gloria Swanson e Mary Pickford.A cantora e dançarina Josephne Baker também provocava alvoroço em suas apresentações, sempre em trajes ousados.Livre dos espartilhos, usados até o final do século 19, a mulher começava a ter mais liberdade e já se permitia mostrar as pernas, o colo e usar maquilagem.

    A boca era carmim, pintada para parecer um arco de cupido ou um coração; os olhos eram bem marcados, as sobrancelhas tiradas e delineadas a lápis; a pele era branca, o que acentuava os tons escuros da maquilagem.A silhueta dos anos 20 era tubular, com os vestidos mais curtos, leves e elegantes, geralmente em seda, deixando braços e costas à mostra, o que facilitava os movimentos frenéticos exigidos pelo Charleston – dança vigorosa, com movimentos para os lados a partir dos joelhos. As meias eram em tons de bege, sugerindo pernas nuas.

    O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou restrito ao uso diurno. O modelo mais popular era o “cloche”, enterrado até os olhos, que só podia ser usado com os cabelos curtíssimos, a “la garçonne”, como era chamado.A mulher sensual era aquela sem curvas, seios e quadris pequenos. A atenção estava toda voltada aos tornozelos. Em 1927, Jacques Doucet (1853-1929), figurinista francês, subiu as saias ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres – um verdadeiro escândalo aos mais conservadores.A década de 20 foi da estilista Coco Chanel, com seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos.

    Durante toda a década Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso.Outro nome importante foi Jean Patou, estilista francês que se destacou na linha “sportswear”, criando coleções inteiras para a estrela do tênis Suzanne Lenglen, que as usava dentro e fora das quadras. Suas roupas de banho também revolucionaram a moda praia.Patou também criava roupas para atrizes famosas.
    Os anos 20, em estilo art-déco, começou trazendo a arte construtivista – preocupada com a funcionalidade, além de lançamentos literários inovadores, como “Ulisses”, de James Joyce. É o momento também de Scott Fitzgerald, o grande sucesso literário da época, com o seu “Contos da Era do Jazz”.No Brasil, em 1922, a Semana de Arte Moderna, realizada por intelectuais, como Mário de Andrade e Tarsila do Amaral, levou ao Teatro Municipal de São Paulo artistas plásticos, arquitetos, escritores, compositores e intérpretes para mostrar seus trabalhos, os quais foram recebidos, ao mesmo tempo, debaixo de palmas e vaias.
    A Semana de Arte Moderna foi o grande acontecimento cultural do período, que lançou as bases para a busca de uma forma de expressão tipicamente brasileira, que começou a surgir nos anos 30.Em 1925, pela primeira vez, os surrealistas mostraram seus trabalhos em Paris. Entre os artistas estavam Joan Miró e Pablo Picasso.
    Foi a era das inovações tecnológicas, da eletricidade, da modernização das fábricas, do rádio e do início do cinema falado, que criaram, principalmente nos Estados Unidos, um clima de prosperidade sem precendentes, constituindo um dos pilares do chamado “american way of life” (o estilo de vida americano).Toda a euforia dos “felizes anos 20″ acabou no dia 29 de outubro de 1929, quando a Bolsa de Valores de Nova York registrou a maior baixa de sua história.

    De um dia para o outro, os investidores perderam tudo, afetando toda a economia dos Estados Unidos, e, conseqüentemente, o resto do mundo. Os anos seguintes ficaram conhecidos como a Grande Depressão, marcados por falências, desemprego e desespero.
    Texto por CLAUDIA GARCIA – Folha de São Paulo (Almanaque da Folha)

    Artigos Relacionados:

    TENDÊNCIAS DE MODA - FRANJAS E MAIS FRANJAS - CABELO
    DENER PAMPLONA DE ABREU | A HISTÓRIA DE UM VESTIDO DE NOIVA
    NYFW | FALL 2014/2015 | TOMMY HILFIGER

    Tags:, , , , , , , , ,

    Deixe sua opinião

    22 respostas para “MODA – ANOS 20 – HISTÓRIA DA MODA”

    1. NAURA MAGINI disse:

      QLA GOSTO DEMAIS DE PODER PATICIPAR CM VCS DESTA PAGINA MARAVILLOSA CHEIA DE NOVIDADES E LANCAMENTOS A TODO MOMENTO…..BEIJOSSSSSSSS A TODOS….

    2. Natália Rodrigues disse:

      Nossa muito bom esse site ! Amei … mostrando a moda de uma forma conteporanea! Beeijo e PARABÉÉÉÉÉNS!!!!

    3. Acácio do Carmo disse:

      Excelente , adoro moda , fiz figurino no SENAC e procuro estar atualizado sempre
      observando as novas tendências da moda e novos seguimentos e releituras de outras
      décadas.
      Parabés pelo site.
      BeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiJos .

    4. Thata disse:

      Nossa adorei!
      Estou no 3° E.M. e sonho em ser uma grande estilista…adoro o mundo chamado MODA!

      Beijos!

    5. solnge a j povoa disse:

      estou no termino do curso de hisória e estou colhendo artigos sobre amoda e esse site me ajudou muito parabéns.

    6. Mariana Paes disse:

      Bem, eu sei que não tem muito haver mas eu estou tentando coletar umas fotos de criações da Chanel nos anos 20 mas só nos anos 20! alguém tem uma dica?(na imagens do google só mostra fotos recentes)

    7. patricia disse:

      estou estu estudando sobre moda, e este artigo esta mim ajudando muito! obrigada bjuxxxx

    8. aline disse:

      amei essa moda anos 20

    9. Anelise disse:

      Olá, comecei a pesquisar pois adoro costura, fiquei muito tempo na infancia debaixo da maquina da de costura da minha avó, enquanto ela costurava por horas a fio.Abraço fez um lindo trabalho!!!Anelise

    10. Mary goomes* disse:

      eu ameii essa pág cheia de novidades da moda dos anos vinte

    11. flor secca disse:

      A adoro a roupa apessar de não gostar da roupa .
      só gosto de roupa com flores coloridas e não mortas .
      qUERIDA AMAI

    12. Eu disse:

      Horrivel essas roupas!

    13. joe martin disse:

      muito bom,adoro este período da história da moda,esr bastante ousado e criativo…

    14. caio disse:

      odiei nao gosto

    15. mariana disse:

      eu queria ser uma das modelos

      ♥♥♥♥
      mas com não sou
      eu vou ser uma das de vcs

    16. Lourdes disse:

      Gostei muito dessa Comunidade… Faço curso de Secretariado Executivo e a minha turma terá que apresentar um trabalho sobre a Evolução da Mulher na Sociedade e no mercado de trabalho do século XX ao XXI. Cada estudante irá se caracterizar com as roupas de uma determinada década, a minha é anos 20. Gostaria de saber se alguém conhece alguma loja especializada em aluguel de roupas dos anos 20.
      Desde já agradeço.

    17. milena disse disse:

      A dorei saber mais um pouco sobre amoda….

    18. Marianna Bezerra disse:

      E muito bonito , maiis ou pouco estranho
      mais esta lindO
      adoreii
      Mari bezerra

    19. larisa disse:

      nao e tao bom assim :(

    20. REGINA CAVALLARO disse:

      AMEI TODOS OSMODELITOS, FAÇO TECNICO DE MODELAGEM E MINHA APRESENTAÇÃOFOI ANOS 20.ESTOU AMANDO.

    21. ilundy disse:

      eu estou procurando so fotos dos anos 20,e muito importante para mim

    22. ana bezzoco disse:

      gostaria de saber aonde alugar essas roupas dos anos 20

    Deixe uma resposta

    ComunidadeModa 2013 - Todos os direitos reservados