• facebook
  • flickr
  • twitter
  • MODELAGEM – NBR 13377 – DUVIDAS E RESPOSTAS

    História da Moda, Modelagem, Sem categoria

    10/02/2014

    Depois que publiquei a matéria do Estado de São Paulo sobre a NBR 13377 (veja aqui) que gerou uma nova pesquisa, da minha parte sobre estes novos padrões de tamanho do vestuário (veja aqui) muitas dúvidas surgiram e quero ver se consigo esclarecer um pouco mais esta questão.
    A partir da necessidade de se ampliar a NBR 13377 – constatada pelo Programa de Certificação de Qualidade dos Produtos da Indústria do Vestuário, desenvolvido pela Associação Brasileira do Vestuário (ABRAVEST) para qualificar e credenciar o setor e atender à Resolução 04/92 (CONMETRO Lei das Etiquetas) e ao Código de Defesa do Consumidor ­ começou-se a fazer um Censo Antropométrico Brasileiro com o intuito principal de produzir roupas mais adequadas ao biótipo brasileiro. Sendo assim, a norma já foi remodelada, tendo um enfoque mais ligado aos resultados deste trabalho.
    Qualquer norma da ABNT não pode ser reproduzida, copiada ou divulgada.
    Por estes motivos, o ideal seria adquirir a versão nova junto a ABNT. Esta aquisição é feita através do site da ABNT Digital (http://www.abntdigital.com.br), por meio da assinatura do Gerenciador de Acervo ou entrando em contato com os seguintes endereços de atendimento encontrados na página da ABNT (http://www.abnt.org.br), no link “Nossos Endereços”.
    Contudo, as normas da ABNT são muito técnicas e dizem mais respeito à composição do tecido, especificamente do tratamento que o tecido deve receber em relação à sua composição e ao produto final, por isto, a ABRAVEST (clique aqui) disponibiliza um manual de Padrões de Tamanho do Vestuário Brasileiro que interpreta a norma NBR 13377, apresentando medidas do corpo humano para o vestuário e padrões referenciais que cada empresa adapta à sua realidade e ao perfil do seu consumidor.
    Consegui no Sebrae do Rio Grande do Sul a apostila Modelagem – Ferramenta competitiva para a indústria da moda – que pode ser consultada clicando aqui .
    Toda padronizacão da cadeia têxtil é regida por várias normas todas elas redigidas pela ABNT.
    Nos dias 18 e 19 de agosto será efetuado um curso aqui em São Paulo (detalhes aqui) na sede da ABNT exatamente sobre algumas normas da Cadeia Textil:
    ETIQUETAGEM DE TÊXTEIS COM ÊNFASE NA NORMA ABNT NBR ISO
    Público-alvo: Profissionais técnicos e administrativos ligados à qualidade, desenvolvimento de produtos e atendimento ao cliente, nas empresas fabricantes de fios, tecidos e etiquetas, confecções e lavanderias.
    Objetivo: Informar como esclarecer ao consumidor sobre o produto que ele está adquirindo e como cuidá-lo melhor para manter sua aparência.
    Conteúdo Programático
    - Histórico da Lei de etiquetagem
    - Interpretação didática da Resolução Conmetro nº 06/2005;
    - Regulamento Mercosul e as Normas da ABNT
    - Composição – exigências e a noma ABNT NBR 11914:1992
    - Largura para tecidos – ABNT NBR 10589:2006
    - Titulagem em fios – ABNT NBR 13216:1994 e ABNT NBR 13214:1994
    - Medidas para confeccionados ABNT NBR 13377:1995
    - Revisão da simbologia conforme ABNT NBR ISO 3758:2006- Exemplos de etiquetas em amostras.
    VEJAM MATÉRIA QUE PUBLIQUEI SOBRE MODELAGEM – CLIQUE AQUI

    Artigos Relacionados:

    ENTREVISTA EXCLUSIVA COM VICTOR DZENK
    Katty Perry para a Rolling Stone
    Vivienne Westwood Red Label -London Fashion Week - Video