• facebook
  • flickr
  • twitter
  • Morre em São Paulo Eliana Tranchesi, dona da Daslu

    História da Moda, Pesquisa de Moda, Tendencias e Inspiração

    24/02/2012

     

    loja-daslu

    Depois de um longo tratamento contra um câncer, faleceu nesta madrugada, no hospital hospital Albert Einstein em São Paulo, Eliana Tranchesi. Filha de Lucia Piva de Albuquerque que deu início ao que seria a Daslu em 1958, com sua sócia Lourdes Aranha (as duas “Lus”, por isso o nome Daslu), Eliana proporcionou um crescimento enorme a loja e durante muitos anos foi a loja mais badalada e chic do Brasil, com corners das principais grifes do mundo inteiro.

    A chegada destas grifes com lojas próprias e problemas com a policia federal, fez o mito Daslu acabar .

    Eliana foi uma das melhores marketeiras do varejo da moda de luxo brasileira, fez de sua loja um sonho de consumo. Conhecia suas clientes uma a uma pelo nome e sabia receber como nenhuma outra. Digo que a cabeça da Eliana foi o primeiro programa de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente). Suas funcionárias, sempre filhas de personalidades famosas, se transformaram nas daluzetes que também eram um show a parte.

    Minha maior raiva, era não poder entrar na Daslu feminina. No tempo da loja na Vila Nova Conceição, eram duas lojas, a feminina e a masculina. Na feminina, homens não podiam entrar (só nos raros dias de liquidação). Na verdade era uma senhora estratégia, as mulheres sozinhas podiam consumir o que queriam sempre muito bem recepcionadas e servidas com o melhor espumante e todos os tipos de “mimos doces e salgados”. A Daslu, foi um sonho delirante de consumo.

    Ninoca, minha mãe, já era cliente das “Lus” desde os anos 60 já na Vila Nova Conceição. A loja não tinha vitrines, nem indicação do nome na porta. Tudo era muito discreto e hoje, por telefone, Ninoca me contou que já era um ambiente muito gostoso e divertido.

    Eliana Tranchesi, apesar de toda polêmica em torno do seu negócio e consequentemente do seu nome, deixa uma bela história no marketing de varejo de luxo no Brasil. Nada vai chegar perto do charme e da elegância do que foi a Daslu. Estas fotos, eu fiz de dentro da loja da Daslu, já na Vila Daslu, refletida no novo prédio do Banco Santander . Paulo Fernando-Comunidade Moda-Fotos: Paulo Fernando e Divulgação (Eliane Tranchesi)

    loja-daslu

     

     

    Artigos Relacionados:

    Um presente para São Paulo - Exposição ‘Luz e Movimento com Arte e Moda Brasileiras’ no MASP
    Em busca do Country | Joaquin Phoenix é Johnny Cash
    O Country Chic da Chanel | Dallas Pre Fall 2014 | Parte 2
    ComunidadeModa 2013 - Todos os direitos reservados