• facebook
  • flickr
  • twitter
  • Poção | Pernambuco | O berço da renda renascença no Brasil | Parte 1

    Acessórios, Beauty, comportamento, editorial, História da Moda, Modelagem, Pesquisa de Moda, Tendencias e Inspiração

    04/11/2013

    mapa-recife-pocao

    Fazia muito tempo que a idéia de conhecer o processo de produção da renda brasileira principalmente a renda renascença tomava conta da minha cabeça e dos meus projetos.

    Viajei para Recife com a convicção de  fazer uma visita técnica na cidade de Poção que fica bem do interior de Pernambuco, no alto agreste, quase fronteira com a Paraíba.

     

    O principal atrativo de Poção é a produção da renda Renascença, renda de origem européia, do século XVI período do Renascimento, tecida em almofada e cujas aplicações se prestam ao adorno das mais diversas peças.  Trazida ao Brasil pelos portugueses e passou a ser ensinada no Recife em colégios internos e conventos, a Renascença chegou a Poção na década de 30, pelas mãos de uma senhora famosa na cidade, Maria Pastora.

    Essa atividade artesanal, assumida pela grande maioria da população como meio de vida, pode ser facilmente encontrada na Cooperativa Arte Rendas, no comércio e na feira popular, realizada aos sábados e na quarta-feira na cidade de Pesqueira.
    Poção é o maior produtor de renda Renascença do Brasil. A renda é exportada para diversos estados brasileiros e exportada para sete países da América, Europa e Ásia. A renda é a maior fonte de renda deste município pernambucano, localizado no Agreste. Maior produtor de renascença do País, Poção (251 Km do Recife) responde por 90% da produção nacional. A produção dos bordados envolve 80% dos 8,5 mil moradores da cidade, inclusive homens e crianças.

    A viagem por si só já foi uma aventura cultural de geografia e beleza. A concepção nossa do sul, do alto agreste é bem diferente do que encontrei. Montanhas, serras e uma vegetação densa com muito mandacaru (que na sua florada, indica a vinda das chuvas). A estrada entre Pesqueira e Poção é muito estreita e com muitas curvas e cruzes de gente que deixou suas vidas neste caminho.

    Nossa primeira parada foi na fabrica de Noemy que produz muito e exporta muito também. São peças bem comerciais que vão do vestuário a decoração.

    Entrando mais para a periferia da cidade, nas zonas mais pobres, encontramos várias senhoras sentadas sob a sombra na frente de suas casas, fazendo rendas em suas almofadas. Senhoras jovens, mas acabadas por falta de melhores tratamentos. Sem enxergar, com a vista cansada e a falta de óculos fazem da renda quase um milagre cego. O mais incrível é que depois no centro da cidade, bem perto onde estávamos, existia um atendimento oftalmológico para pessoas carentes, desinformação.

    Fomos conhecer o trabalho da Cooperativa que agrega várias mulheres de poção. Tivemos a oportunidade de nos reunirmos no cruzeiro da cidade, um dos mais famosos de Pernambuco e fizemos um pequeno editorial que dá para mostrar bem o que é a renda renascença e o lindo trabalho destas fantásticas mulheres que fazem arte e moda apenas com as mãos.

    O Brasil é extremamente rico em artesanato e o “made in Hand”ou “feito a mão”. Depois desta visita tentei fazer e apresentar vários projetos para a qualificação dos produtores de Poção. Ninguém se interessou. Quando foram pegas em flagrante grandes empresas de moda utilizando trabalho escravo boliviano em São Paulo fui o primeiro (e único) a sugerir que estas próprias empresas incluíssem em seus planos de marketing a qualificação de polos de moda. Nada foi feito e as história foram devidamente “abafadas”. Um sonho é um sonho. A moda brasileira esta presente em polos como Poção, Pesqueira, Caruru, Fortaleza, Blumenau, oeste do Paraná. Minas e  São Paulo. A moda brasileira enfrenta sua maior crise de identidade e mercado. Não é hora de olharmos de dentro pra dentro?  Paulo Fernando | Comunidade Moda | Fotos: Paulo Fernando

    vista-da cidade-pocao

    fabrica-de-rendas-pocao

    fabrica-de-rendas-pocao

    cidade-de-pocao-pernambuco

    lencol-de-renda-pocao

    frutas-pocao

    bar-pocao

    casas-pocao

    mulher-pocao

    mulher-rendeira-pocao

    almofada-de-renda-pocao

    almofada-de-renda-pocao

    almofada-de-renda-pocao

    casa-de-roca-pocao

    telhado-pocao

    cemiterio-pocao

    cruzeiro-pocao

    cruzeiro-pocao

    cruzeiro-pocao

    por-do-sol-pocao

    carcara-pocao

    por-do-sol-pocao

    Artigos Relacionados:

    Grandes Editoriais - Vogue Coréia - "Ethnic Voyage"
    Kate Moss | George Michael | Mario Testino | Vogue Paris | UAU
    Gisele Bundchen | Vogue Paris