• facebook
  • flickr
  • twitter
  • Começa Hoje -Todas as informações do Fashion Business – Inverno 2012

    Acessórios, Beauty, Desfiles, Pesquisa de Moda, Tendencias e Inspiração

    09/01/2012

    Senac Rio Fashion Business consolida o Rio de Janeiro como um dos principais centros da moda brasileira

      

    Com investimentos de R$ 16 milhões, a 19ª edição do Senac Rio Fashion Business reafirma o segmento de moda como instrumento estratégico para o desenvolvimento econômico e social do estado. O evento receberá 70 mil visitantes e 20 mil lojistas convidados, entre eles mil compradores VIPs.

    Ao longo dos anos, o Senac Rio Fashion Business vem se firmando como um importante ponto de encontro de profissionais que norteiam suas ações pelos princípios da economia criativa. Este mercado competitivo em expansão requer profissionais qualificados e inventivos. Afinal, trata-se de um meio que exige soluções rápidas, inteligentes e originais, aliando inovação, uso de novas tecnologias e sustentabilidade. Mais que uma bolsa de negócios, o Senac Rio Fashion Business é, hoje, o disseminador desta nova postura econômica, que valoriza a cultura como importante fonte de renda.

    A expectativa para esta edição é de um aumento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 760 milhões. Os números representam, para as 300 marcas participantes, venda em atacado de 35% a 50% de suas coleções. O evento cria mais oportunidades de negócios, gera renda e empregos, valoriza as marcas regionais e fomenta a internacionalização do segmento.

    Para Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio-RJ, que apoia o evento, a qualidade e a criatividade são as principais marcas da moda do Rio de Janeiro, um dos setores que mais emprega no estado e que tem a capacidade de promover a cultura e a identidade fluminenses:

    “Por meio da moda, promovemos pessoas empreendedoras, capazes de movimentar os mercados brasileiro e internacional com suas micro e pequenas empresas. E, também, apostamos na constante qualificação dos profissionais que trabalham nas diversas atividades que compõem esta cadeia. É por este motivo que a Fecomércio-RJ apoia e o Senac Rio patrocina este importante evento do segmento. O Senac Rio Fashion Business é a grande vitrine dessa fantástica rede de competências que não para de criar e surpreender”. Comunidade Moda – Fotos: Paulo Fernando

     

    Tema                                                                                                                                                                                                                                                           O tema da 19a edição do Senac Rio Fashion Business, Verdejante, vai muito além do conceito ecológico por abranger áreas que influenciam o consumo de moda e que por ele também são influenciados, como a gastronomia, decoração, artes plásticas entre outros. O significado da palavra Verdejante é buscar, na essência, a vitalidade em todas as coisas”, explica Eloysa Simão, empresária e diretora-geral do evento.

     

    Mercado

    O mercado fluminense de moda envolve aproximadamente 201,3 mil empregos formais (4,9% do total do estado) e 47,2 mil estabelecimentos (9,0% do total do estado), segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. O comércio de bens, serviços e turismo é o principal empregador deste segmento no estado, compreendendo 70,1% dos trabalhadores formais (141.164) e 83,2% dos estabelecimentos (39.307).

    desfile-francesca-diana-romana

    Como o mercado de moda tem registrado crescimento permanente nos últimos anos, há cada vez mais demanda por profissionais qualificados. Nesse contexto, o Senac Rio, patrocinador do evento, é uma das principais instituições de capacitação profissional do estado, responsável por garantir empregabilidade aos milhares de trabalhadores do setor. Atuando há mais de 10 anos na área da moda, a instituição leva ao Senac Rio Fashion Business laboratórios interativos dos cursos do seu portfólio, com a participação de alunos in loco.

     

    Moda                                                                                                                                                                                                                                                 Quinze grifes apresentarão suas coleções de inverno para 2012 em passarelas localizadas no Jockey Club Brasileiro e em pontos históricos e turísticos da cidade: Addict, Afghan, Barbara Bela, Cavendish, Cholet,  Francesca Romana Diana, Lix, Maria Filó, Oh, Boy!, Patricia Viera, Sacada, Santa Ephigenia e Victor Dzenk. A marca feminina Anju Anju e a designer Camila Klein farão sua estreia nas passarelas. Patricia Viera abre os desfiles e Victor Dzenk faz o encerramento.

    fashion-business-desfile-patricia-viera

    fashion-business-backstage-francisca-diana

    Francesca Diana Romana e a embaixatriz italiana Antonella La Francesca

    A relevância do Senac Rio Fashion Business é retratada em pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ com 612 empresários do segmento. O levantamento revelou que 30,4% deles utilizam os grandes eventos de moda como referência para sua coleção. Os catálogos foram mencionados por 35,8% e a televisão é inspiração para apenas 16,8%.

     

    Núcleos Criativos

    A 19° edição Outono-Inverno do Senac Rio Fashion Business conta novamente com a participação dos Núcleos Criativos, programa criado há dois anos pela Fecomércio-RJ. O programa tem por objetivo inserir a moda carioca e fluminense no mercado nacional e internacional, por meio do desenvolvimento de soluções para o fortalecimento das micro e pequenas empresas do segmento.

    foto-ipad-victor-dzenk-rio-de-janeiro

    Entre estas soluções, destacam-se a consultoria com profissionais especializados em moda e a capacitação em temas de gestão empresarial. Nesta edição do evento serão apresentados 15 Núcleos, que representam as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Angra dos Reis, Volta Redonda, Valença, Barra Mansa, Barra do Piraí, Três Rios e Miguel Pereira, com 78 marcas expositoras.

    As empresas dos Núcleos Criativos estarão no Senac Rio Fashion Business e terão a oportunidade de gerar negócios com compradores do Brasil e do exterior, além de apresentar o potencial cultural e econômico das regiões que representam.

     

    ESPAÇO MÃOS

     O Espaço MÃOS, com curadoria da jornalista Cristina Franco, vai fazer uma grande homenagem à Semana de Arte Moderna de 22, que está completando 90 anos no próximo mês de fevereiro e foi o grande portal para a brasilidade. Funcionou como a “descoberta e a revelação” do Brasil, que noventa anos depois reaparece com grande força.  De acordo com Cristina, a economia criativa/cultura é universal por permitir diálogos com diversas manifestações que podem agregar à moda códigos estéticos e,assim, criar produtos com o DNA brasileiro.”

    fashion-business-julia-pereira

    Tech Espaço – Loja

     A área destinada a inovações tecnológicas para a indústria de moda, o Tech Espaço – Loja, terá como foco, nesta edição, a arquitetura de espaços comerciais. Serão quatro lojas-conceito, onde o visitante vai encontrar novas propostas de merchandising visual e exposição de produtos. Cinco arquitetos participam da iniciativa: Débora Wilcox, Fabio Bouillet, Rodrigo Jorge, Leonardo Pascual, Carlos Alberto Carneiro e Flávio Hermolin. A curadoria é das também arquitetas Patricia Hall e Eva Taquechel.

    fashion-business-backstage

    Fórum de Lojistas: espaço para troca de experiências e aprendizado

    O tradicional fórum de lojistas, um dos locais mais frequentados do evento, apresentará palestras e debates voltados para a economia criativa na moda e os desafios para seu desenvolvimento. O espaço é voltado aos empresários e visitantes do evento.

    A 19ª edição do Senac Rio Fashion Business conta com o patrocínio do Senac Rio, Sebrae Nacional, Prefeitura do Rio – Riotur e Governo do Estado, co-patrocinio dos Correios, apoio da Fecomércio-RJ, Ajorio, IBGM e promoção da Globo Rio.

    fashion-business-desfile-victor-dzenk

    LINE UP

     

    Dia 09/01 (segunda-feira)

    17h30 – Patricia Viera – externo

    Dia 10/01 (terça-feira)

    11h – Cavendish – Tribuna Social Jockey Club da Gávea

    14h30 – Sta Ephigenia – tenda desfiles
    16h – Anju Anju – tenda desfiles
    18h30 – Cholet – tenda desfiles

    Dia 11/01 (quarta-feira)

    11h – Maria Filó – tenda desfiles
    13h – Francesca Romana Diana – externo
    16h30 – Camila Klein – tenda desfiles
    19h30 – Oh, boy – tenda desfiles
    21h – Addict -  tenda desfiles

    Dia 12/01 (quinta-feira)

    11h – Sacada – tenda desfiles
    18h – Afghan – tenda desfiles
    20h – Lix – tenda desfiles

    Dia 13/01 (sexta-feira)

    11h – Barbara Bela – tenda desfiles
    19h – Victor Dzenk – tenda desfiles

    fashion-business-backstage

    Fórum de Lojistas

     

    Terça- Feira (10/01)

     

    11h  -  Como criar um ambiente de loja ideal para sua marca (dicas e tendências)

    Palestrante: Marilia Malzoni

     

    15h  -  Moda, Beleza e Sustentabilidade

    Palestrante: Itamar Cechetto

     

    17h  - Inovações Digitais (WGSN)

    Palestrante: Carolina Althaller

     

    19h  - A joia do Rio

    Palestrante: Regina Machado

     

    Quarta- Feira (11/01)

    11h  -  Gestor de venda em moda (presente e futuro)

    Palestrante: Silvio Chadad

     

    15h  -  Mercado & Comportamento de Compra de Moda (vestuário no Brasil)

    Palestrante:  Marcelo Prado (Inst.IEMI)

     

    17h  -  E-commerce está na moda (o que fazer para aproveitar essa super tendência?)

    Palestrante: Alessandro Gil

     

    Quinta- Feira (12/01)

    11h  -  Moda e Arte na Reinvenção do corpo feminino do século XIX

    Palestrante: Maria Alice Ximenes

     

    15h -  O novo luxo (comportamento de consumo feminino)

    Palestrante: : Prof. Silvio Passarelli

     

    17h  -  Correios: Soluções para a logística de Moda

    Palestrante: Melissa de Sousa Silva

     

    19h  -  Criação de figurino para novelas contemporâneas

    Palestrantes: Helena Gastal, Sonia Soares e Antonio Medeiros

     

    20h  –  Criação de figurino para show/variedades

    Palestrantes: Lessa de Lacerda, Marcelo Cavalcanti e Christina Gross

    Sexta- Feira (13/01)

    11h  -  Sustentabilidade na cozinha

    Palestrante: Bernardo Mota

     

    15h  -  Moda, globalização e novas tecnologias

    Palestrante: Suzana Avelar

     

    17h  -  Tudo sobre couro

    Palestrante: Patrícia Viera

    fashion-business-backstage

    fashion-business-backstage

    bruna-tenorio-backstage

    Artigos Relacionados:

    Camarim exclusivo de Raquel Zimmermann - TV Comunidade Moda - SPFW
    Historia da Moda - "Grafi-Culture" - Raquel Zimmermann para a Vogue França
    Kate Moss by Mert Alas & Marcus Piggott - Poderosa Afrodite
    ComunidadeModa 2013 - Todos os direitos reservados